Financiamento de imóveis -Tudo que você deve saber

0
43

Saiba tudo que você precisa saber sobre financiamento de imóveis. Quando falamos em financiamento, as pessoas já acham uma coisa muito complicada e burocrática de se fazer, ainda mais se tratando de um financiamento de imóveis. Em tempos de crise econômica como a que vivemos, além de outros fatores como o desemprego as pessoas passaram a pensar que um financiamento de imóvel seria uma opção muito difícil e complicada e sonhar em ter sua casa própria passou a ser um sonho distante. Mas com as facilidades em que o financiamento imobiliário proporciona, esse sonho pode estar bem mais perto do que parece. Com as facilidades que o financiamento de imóveis proporciona e o tempo para pagar seu imóvel em parcelas que podem durar até 35 anos, as chances de adquirir a sua casa ou apartamento próprio aumentaram ainda mais.

Hoje em dia, milhares de brasileiros estão conseguindo realizar o sonho de ter a sua casa própria através das oportunidades que o financiamento imobiliário vem proporcionando. As facilidades em pacotes de financiamento imobiliário que as agencias e bancos vem proporcionando, são agradáveis e bem atraentes para quem quer conquistar o seu sonho. Estes pacotes de financiamentos geralmente vêm com diversas vantagens e como a lista de opções é ampla, cabe a você saber qual vantagem e qual financiamento te agrada mais.

Então neste artigo, iremos lhe mostrar tudo que você precisa saber sobre financiamento de imóveis. Primeiramente, para que você saiba um pouco mais sobre, é preciso entender o que é um financiamento de imóveis. Então vamos lá!

O que é o financiamento de imóveis

Quais os passos para se financiar um imóvel
Quais os passos para se financiar um imóvel (Foto: Divulgação)

O financiamento de imóvel funciona como se fosse um empréstimo para que quer comprar a sua casa própria, um terreno, construir, ou comprar salões comerciais. Ele funciona da seguinte forma, o banco para o valor do imóvel à vista e você paga esse empréstimo ao banco.

Isso pode ser feito em dois passos: primeiro o cliente para uma parte à vista que é chamado de entrada, e o restante é pago através de parcelas. E como nada é de graça, todos os financiamentos cobram juros. Ou seja, além de pagar o valor do imóvel, você terá o dever de pagar uma porcentagem sobre o dinheiro emprestado. E é nesta parte que o banco consegue o seu lucro.

Uma das vantagens em que os clientes se atraem em um financiamento é a forma de pagamento, em que ele pode ser dividido em centenas de parcelas, assim ficando mais fácil de se pagar. Um exemplo de prazo são os financiamentos da caixa, que podem levar até 35 anos para que sejam quitados.

Para realizar um financiamento imobiliário, é necessário cumprir alguns requisitos. Estes requisitos, os mais importantes são:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter como comprovar a sua renda e provar que pode pagar as parcelas;
  • Não estar com o nome sujo ou ter alguma restrição de crédito.

Como funciona um financiamento de imóveis

Como funciona um financiamento de imóveis
Como funciona um financiamento de imóveis (Foto: Divulgação)

Muitos pensam que um financiamento de imóvel é difícil de se entender. Mais poucos sabem que é mais fácil do que se imagina. Quando se consegue uma aprovação de financiamento, o banco paga o valor do pedido de financiamento para o proprietário do imóvel, no qual geralmente é a quantia total do valor de seu imóvel. Mas também poderá ser apenas uma parte do valor. E esse é um dos fatores que levam as pessoas a ver no financiamento, uma solução para poder comprar o seu imóvel.

Depois disso, a pessoa passará a pagar o imóvel por parcelas para o banco e isso torna mais fácil de se pagar o imóvel. Além disso, a pessoa já passa a ter o imóvel veiculado com o seu nome. Explicando em outras palavras, a pessoa já passa a ser reconhecida como verdadeira proprietária do imóvel, podendo fazer o melhor uso de seu bem. A única regra estabelecida é que ele não poderá negociar o imóvel e nem vender para terceiros até que seja feita a quitação do financiamento.

Quando vale realmente a pena realizar um financiamento de imóveis

Quando vale realmente a pena realizar um financiamento de imóveis
Quando vale realmente a pena realizar um financiamento de imóveis (Foto: Divulgação)

Como dito antes, com um financiamento feito, você tem muito mais tempo para realizar o pagamento do empréstimo, já que ele é feito em parcelas. Para quem já tem o valor de entrada, isso pode ser considerado uma ótima saída pois, caso mora de aluguel, poderá usar o dinheiro que é utilizado para paga-lo todo mês, e invés disso pagar por um imóvel que é seu. E caso não consiga mais pagar o valor da dívida, existe a possibilidade de vender o imóvel e recuperar uma parte do valor pago da dívida. E no caso do aluguel, se você não pagar suas parcelas todos os meses, você será despejado e não terá de volta todo o valor que já foi pago.

Mas se no caso as parcelas do seu aluguel são muito baratas, ou você ainda mora com seu pais ou família e não tem este gasto, a nossa melhor dica é que vale muito mais a pena que você possa economizar para dar um valor bem maior na hora do seu financiamento. Este valor de entrada tem uma importância muito grande, pois quanto mais alto seja o valor que você dê menores serão as parcelas e você também poderá quitar a dívida em um período menor de tempo.

Quais os passos para se financiar um imóvel

Quais os passos para se financiar um imóvel
Quais os passos para se financiar um imóvel (Foto: Divulgação)

Iremos lhe mostrar agora quais são os usados para a contratação de um financiamento de imóvel:

  1. A primeira regra é que você deverá atender todos os requisitos estipulados pela agente financeira para que não tenha seu pedido rejeitado pela instituição. Geralmente os requisitos são os que foram apresentados anteriormente que são: ter maioridade civil, ou seja, ser maior de 18 anos, poder comprovar sua renda para que a instituição financeira saiba se você terá capacidade para realizar o pagamento das parcelas, e também não estar com o nome sujo, em outras palavras, negativado ou possuir alguma restrição de crédito.
  2. A segunda etapa será realizar uma simulação do financiamento de imóveis para que você saiba os valores que poderá pagar. Está é uma das etapas mais importante para quem está procurando um bom financiamento de imóvel, pois aqui você poderá saber quais são as diferenças de valores, vantagens e outras coisas que cada instituição financeira que está disponibilizando o financiamento de imóveis para você poderá oferecer. A maioria das instituições que oferecem financiamentos, geralmente podem te dar uma simulação de maneira online, através de seu site. Como existem diferentes bancos com os mais variados pacotes de financiamento, é importante saber quais serão as taxas e juros que você terá com cada um dos financiamentos. Caberá a você saber qual será a melhor instituição financeira que disponibiliza as menores taxas de juros e condições que te darão mais vantagem para realizar o financiamento.
  3. Agora você deverá comparecer ao banco que lhe forneceu a melhor proposta para o financiamento. Algumas agencias que disponibilizam financiamentos, possibilitam que você o faça de maneira online sem que você tenha que ir ao banco. Mas por via das dúvidas, é recomendado tratar disso pessoalmente. Mas, como dito antes, existe a possibilidade de realizar uma simulação de financiamento. Assim você terá uma ideia maior de como será o seu pacote de financiamento, ou seja, você poderá lidar com isso de maneira mais rápida e fácil. Então bastará apenas que você verifique qual a agencia mais próxima de você para que possa falar com o gerente.
  4. Pra fazer uma solicitação de financiamento você deve realizar o cadastramento, em que sera pedido os seus dados pessoais para que então a analise de credito comece a ser feita. Geralmente, os documentos mais importantes são o RG e o CPF, originais e cópias, provavelmente também serão pedidos, os documentos de seu estado civil e comprovante de renda. Caso você seja casado, leve também os documentos de seu parceiro. Outros documentos também podem ser pedidos após o pedido para o financiamento então fique em alerta.
  5. Com os documentos entregues na instituição financeira, você irá passar por uma Análise de crédito. Nesta etapa, o banco irá confirmar se suas informações estarão corretas, se possui o nome em restrição ou não e também se sua comprovação de renda bate com o valor das parcelas que serão pagas. Cada um desses fatores será levado a sério para que eles possam lhe dar a sua pré-aprovação. Geralmente o valor de seu financiamento não poderá comprometer ser mais do que 30% de sua renda nas parcelas.
  6. Agora será a hora do banco realizar uma avaliação do imóvel que você pretende comprar para que sejam tomadas todas as medidas corretas e assim seja efetuado o financiamento. Nesta parte você deverá mostrar para o banco qual será o imóvel de interesse para que ele possa efetua uma avaliação e confirmar o valor que foi demonstrado por você. Geralmente o tempo máximo de analise leva em torno de no máximo 15 dias. Neste momento o banco também analisa os dados fornecidos pelo vendedor para ver se não tem nenhuma pendencia legal ou judicial.
  7. Após todas as medidas terem sido confirmadas, é hora de assinar o contrato. O contrato será assinado em um cartório de imóvel no qual tornará você o proprietário legal do imóvel. Para realizar o registro do imóvel, é extremamente necessário que você pague o valor de tabela. Este custo irá variar de acordo com o custo do imóvel e o local onde ou região em que você mora. Você também deverá pagar o ITBI que é o Imposto de Transmissão de Bens do Imóvel.
  8. Pronto! Agora que você já realizou e cumpriu todas as etapas do financiamento, é necessário que você cumpra com o pagamento de suas parcelas em dia, além de cumprir todas as determinações estipuladas pelo contrato. Como foi dito antes, os financiamentos imobiliários têm uma linha de parcelas em que deverão ser cumpridas até o período de 35 anos. Se você pretender quitar o valor do financiamento, é necessário entrar em contato com a instituição em que você realizou o financiamento para que sejam calculados todos os juros e demais encargos. Para quem não sabe, o valor do financiamento também poderá ser pago com o seu saldo de FGTS ou em moeda nacional.

Caso tenha ficado interessado, outro artigo aqui mesmo em nosso site que te fornecerá todos os passos para Como fazer um financiamento da Caixa.

Veja também:

Cartão de crédito sem anuidade – como solicitar?

Como solicitar cartão de crédito pela internet

Cartão de crédito para negativado Santander Free

Santander libera cartão de crédito para negativado

Como fazer consulta ao SPC/SERASA gratuitamente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui