Mitos das dietas de emagrecimento – Conheça-os

0
28
Imagem Destaque - Mitos das dietas de emagrecimento - Conheça-os
Imagem Destaque - Mitos das dietas de emagrecimento - Conheça-os (Foto: Divulgação)

Mitos das dietas de emagrecimento. Hoje eu vou falar de um tema que todo mundo adora e eu sempre recebo muita dúvida, muita pergunta, sobre emagrecimento. vamos falar de alguns grandes mitos sobre emagrecimento.

Antes da gente começar, se você é novo aqui em nosso site, não se esqueça de acompanhar todos os nossos outros artigos cheios de dicas e novidades para você. Sem mais enrolação, vamos direto para o que interessa.

Dieta com pouca caloria é a melhor opção para emagrecer

Dieta com pouca caloria é a melhor opção para emagrecer
Dieta com pouca caloria é a melhor opção para emagrecer (Foto: Divulgação)

Não é verdade. Pode parecer até um contra-senso, né? Mas quanto mais você diminuir o valor energético total da alimentação, da dieta que você consome no seu dia a dia, mais o seu corpo vai entrar em privação.

Mais ele vai achar que você, de fato, não tem alimento disponível. E então o quê que ele faz pra se manter vivo, uma manobra super sábia dele? Ele, diminui o seu metabolismo basal, e isso vai fazer com que você tenha mais dificuldade em queimar caloria ao longo do dia.

Então gente, a diminuição nunca pode ser radical. Sempre a gente tem que ir diminuindo aos pouquinhos a quantidade de energia, de caloria que a gente consome, para não ter justamente esse efeito abrupto, de diminuição do metabolismo basal.

Mitos das dietas de emagrecimento – Carboidrato faz engordar

Agora isso tá super na moda, né? Por causa dessas dietas de proteína, as pessoas associaram que o carboidrato faz mal. Mas na verdade o que faz você engordar é você consumir mais caloria do que precisa. O carboidrato não é um vilão, desde que você consuma os melhores carboidratos que tem. Que são os de baixo índice glicêmico.

Salvo pós-treino, que é interessante você consumir com alto índice glicêmico pra justamente ter um pico de insulina, depois do treino, pra carrear esses aminoácidos, pra reparar tecido muscular. Mas via de regra, se você consumir carboidrato de baixo índice glicêmico, numa quantidade legal e adequada, não tem problema nenhum.

Tem algumas pessoas que são um pouquinho mais sensíveis nessa questão de consumo de carboidrato, então a quantidade que elas consomem tem que ser um pouco menor. Isso é individualizado, a gente tem que prestar atenção em cada indivíduo realmente como a própria pessoa, individualizada. Então, pode ser que pra você tem que ser um pouquinho menos mesmo. Mas via de regra, carboidrato não faz engordar.

Quanto menos gordura, menos caloria

Quanto menos gordura, menos caloria
Quanto menos gordura, menos caloria (Foto: Divulgação)

Esse é um mito também super engraçado. As pessoas sempre associam o que.. até mesmo
um alimento que você come que seja 0% de gordura, vai ter poucas calorias e isso não é verdade. O interessante é sempre você olhar no rótulo e ver se, por acaso, eles adicionaram algum carboidrato, ou amido, pra dar aquela consistência mais espessa, que a gordura daria.

Óbvio que 1 grama de gordura tem 9 calorias. Um grama de gordura tem 9 calorias e um grama de proteína e de carboidrato tem 4. Então, mais do que o dobro. As pessoas podem achar que “poxa, tem um impacto grande”! Realmente tem, mas se você consome uma dieta compensando no carboidrato, na proteína e atinge a mesma quantidade de caloria, gente, vai engordar da mesma forma, tá? Não se iludam.

Certos alimentos tem a capacidade mágica de queimar gordura

O que acontece é que quando usa alimentos que são mais fibrosos, e que tem baixa densidade calórica. Então durante o próprio processo de digestão e absorção, a caloria deles é meio que anulada, mas nenhuma alimento, infelizmente tem a propriedade mágica de queimar gordura que já tá depositada no seu corpo. Isso não existe.

Mitos das dietas de emagrecimento – Comer a noite engorda

Mitos das dietas de emagrecimento - Comer a noite engorda
Mitos das dietas de emagrecimento – Comer a noite engorda (Foto: Divulgação)

Essa no consultório… é direto! Todo mundo fala: “ah, então a noite eu vou ter que cortar o jantar”. Então gente, o nosso organismo não tem relógio, né? Ele não sabe se é dia, ou de tarde, ou de noite. O que ele vai…o que vai influenciar de fato em você engordar ou não, é a quantidade de exercício que você vai fazer depois pra queimar essa caloria que você engoliu.

Então o mais sábio, se você for dormir a noite, logo depois do jantar, é que o jantar seja leve. Agora, se você me fala que você acabou de chegar de um treino de musculação pesado, ou que você trabalha a noite, em plantão, pelo amor de Deus! Tem que comer! Tem que se alimentar de acordo com a sua rotina e com as suas necessidades.

Não é o horário que faz você engordar, é a má combinação, digamos assim.

Alimentos de cor marrom, é necessariamente um grão integral

Nem sempre! Pra você confirmar essa informação, sempre é interessante que você olhe o rótulo do alimento e veja se, realmente, nos ingredientes, os grãos são integrais e se naquela tabelinha lá, a quantidade de fibra é significativa.

Aí ,de fato, você vai ver que esse alimento é integral e vai trazer todos os benefícios dos grãos, cereais, integrais, tá bom?

Mitos das dietas de emagrecimento – Toda gordura faz muito mal

Mitos das dietas de emagrecimento - Toda gordura faz muito mal
Mitos das dietas de emagrecimento – Toda gordura faz muito mal (Foto: Divulgação)

Gente, não, pelo contrário! É óbvio que a gordura saturada aumenta o colesterol ruim, né? Que é o colesterol LDL. Aumenta a produção de colesterol endógena. Então ela vai ser prejudicial ao seu organismo.

Mas a gordura em si, ela é necessária para a produção dos hormônios sexuais, que são aqueles hormônios também…. a testosterona, que até aumenta o volume de massa muscular. A gordura também tem um papel muito importante na proteção a trauma, do nosso organismo, o tecido adiposo tem esse papel importante.

A estabilidade térmica do nosso corpo. Então o consumo de gordura é muito interessante,  desde que seja uma gordura saudável, como o ômega 3, como uma alimento… como uma gordura polinsaturada, monoinsaturada, Que também vão ter capacidade de diminuir o colesterol LDL , que é o prejudicial e aumentar o HDL, que é o que meio que varre o plasma
do sangue, tirando aquelas placas de ateroma.

Então consumir uma gordura de boa qualidade é fundamental pra sua alimentação, tá bom? Nem toda gordura é ruim.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender e desvendar alguns dos mitos das dietas de emagrecimento que as pessoas costumam achar que é verdade.

Conheça também o nosso parceiro Portal sua Chance, onde você vai encontrar dicas repletas de conteúdo para você, clique aqui e confira.

Veja também:

Dia do Lixo na Dieta Ajuda ou Engorda – Saiba agora

Mitos das dietas de emagrecimento – Conheça-os

Cartão de crédito da atualidade – conheça os melhores

Chá de erva doce – conheça seus maiores benefícios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui