Gestor de RH – Entenda o seu papel dentro da empresa

0
14
Imagem Destaque - Gestor de RH - Entenda o seu papel dentro da empresa
Imagem Destaque - Gestor de RH - Entenda o seu papel dentro da empresa (Foto: Divulgação)

Gestor de RH. Hoje eu vou falar um pouquinho sobre o que um gestor de RH faz, com a evolução do mercado de trabalho e também com o novo perfil dos profissionais que estão surgindo, se faz mais necessário ainda ter um bom profissional de RH um bom gestor de RH dentro da sua empresa.

Esse profissional ele tem o objetivo de atrair, reter e desenvolver os profissionais  da sua empresa, ele funciona basicamente como o maestro de uma orquestra, organizando todos os processos ali, identificando os talentos e pontuando cada evolução de cada colaborador ali dentro do mercado de trabalho, pensando que esse gestor de RH é um estrategista que vai coordenar os processos desenvolver os talentos e reter esses profissionais a gente vai listar aqui algumas atividades que faz parte do seu cotidiano.

Gestor de RH – Recrutamento e seleção

Gestor de RH - Recrutamento e seleção
Gestor de RH – Recrutamento e seleção (Foto: Divulgação)

O primeiro processo é o de recrutamento e seleção ou seja recrutar novos profissionais para sua empresa. Quando a empresa tem uma vaga nova em algum setor a primeira atividade do gestor de RH é alinhar  o perfil dessa vaga com o gestor da vaga e como funciona esse alinhamento de perfil? a gente verifica junto com o gestor da vaga quais são as atribuições desse cargo, ou seja a gente faz uma descrição de cargos verificando qual que é o perfil técnico e comportamental dessa pessoa que vai surgir e também salário benefícios qual que é o horário de trabalho, quais são as realidades do mercado de trabalho condizentes com essa vaga que nós temos no momento.

E para fazer a escolha desse profissional não é uma atividade muito fácil o gestor de RH ele tem que ter um amplo conhecimento  tanto do setor específico que essa pessoa vai trabalhar como a cultura da empresa, e todas as necessidades e desafios que estão ali, prestes a surgir quando falamos no recrutamento e seleção não vale apenas a gente encontrar uma pessoa que está até com esse cargo, o cargo também tem que se adequar a pessoa  ou seja tem que ser um casamento entre as duas partes, tanto além das
expectativas do candidato e também da empresa

Treinamento e desenvolvimento

A segunda atividade é treinar e desenvolver esses profissionais que estão na empresa, quando o novo profissional chega na empresa nós temos um processo inicial que chamamos de onboarding que é realmente aqueles treinamentos iniciais onde a gente vai falar um pouquinho sobre qual a empresa funciona, como um setor que ele está inserido funciona e como serão as atividades  dele do dia a dia.

No momento do onboarding a gente pode falar também sobre a história da empresa sua estrutura e principalmente sobre a cultura, é um momento muito importante para a gente passar a cultura da empresa para esse novo profissional.

Com passar do tempo desse profissional na empresa a gente começa a identificar pontos de melhorias  pontos de desenvolvimento que esse profissional pode ter, então gestor de RH junto com o gestor da área pode alinhar um PDI que é um plano de desenvolvimento individual para aquele colaborador potencializar as competências que ainda não possuem  como adequadas, ao cargo que ele tem quando promovemos a capacitação dos nossos profissionais, a gente evolui e não só aquele profissional mas também o time como um todo. Então é importante promover treinamentos workshops, palestras e fomentar essa cultura do conhecimento dentro da sua  empresa, onde a gente consegue evoluir os colaboradores e os times.

Quando temos essa cultura de treinamento e desenvolvimento nós fazemos um oxigenação de todos os times, e também o aumento da produtividade, quando o profissional enxerga que a empresa está investindo nele através de  treinamentos e desenvolvimentos, ele se sente mais valorizado e mais pertencente àquele meio.

Gestor de RH – Turnover

Gestor de RH - Turnover
Gestor de RH – Turnover (Foto: Divulgação)

Outra atividade do gestor de RH é diminuir o turnover, como eu falei esse profissional ele tem a tarefa de tanto contratar quando reter profissionais e o turnover ele vai vai dizer muito disso  de quanto que esta empresa está retendo seus profissionais estão ali.

O turnover ele engloba tanto as admissões quanto às demissões e também outros aspectos do funcionário como férias, transferências, aposentadoria enfim toda essa parte de movimentação do funcionário dentro da empresa, como profissional entra dentro da empresa ele tem ali um  processo inicial de treinamento de desenvolvimento e de adaptação à nova função então a produtividade desse profissional, ela vai ser um pouco mais reduzida assim como aquele profissional, que já tá no final da sua carreira, no momento de transição por exemplo para uma aposentadoria.

Por isso é importante você acompanhar o índice de turnover da sua empresa para que você consiga adaptar as  ações de gestão de pessoas para reter esses profissionais que estão entrando e fazer todo o desenvolvimento dos que já estão conosco.

O índice de turnover ele é muito importante para você acompanhar esse colaborador que está entrando na empresa, como que tá o desenvolvimento dele e também os demais colaboradores, assim você consegue adaptar as ações de gestão de pessoas para reter e desenvolver esses profissionais essas ações de gestão de pessoas elas podem tanto de treinamento e desenvolvimento, mas também uma política de cargos e salários planos de benefício, enfim, qualquer ação de endomarketing também que você pode colocar na empresa para trazer essa retenção.

Gestor de RH – Clima organizacional

Gestor de RH - Clima organizacional
Gestor de RH – Clima organizacional (Foto: Divulgação)

Outra atividade que nós temos do gestor de RH é cuidar do clima organizacional. O clima organizacional, ele vai falar muito sobre como que as pessoas estão motivadas dentro da sua empresa ele vai muito além de benefícios, de salário, vai nos traduzir  aquilo que é intangível é a realmente a motivação e o engajamento dos  seus colaboradores com a empresa.

Por meio da pesquisa de clima em gestão de RH consegue identificar ali, alguns pontos de melhoria na atividade do dia a dia da empresa, a pesquisa  de clima ela permite avaliar os fatores tanto internos quantos externos que podem ajudar na motivação e engajamento das pessoas interferindo então, na produtividade desses colaboradores e na satisfação dos mesmos.

Bom, espero que o conteúdo tenha sido útil para você e para você saber mais sobre o mundo  de RH, continue acessando diariamente nossos artigos sempre cheios de conteúdo para você.

Confira também o nosso parceiro, o site Zero um, que sempre está cheio de novidades para vocês, clique aqui e acesse.

Veja também:

Saiba quais cartões de crédito valem a pena atualmente

Como solicitar cartão de crédito pela internet

Cartão de crédito Santander Free – saiba suas vantagens

Santander libera cartão de crédito com muitas vantagens

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui